Bem Vindos ao meu cantinho!

Bem Vindos ao meu cantinho!
Este espaço serve para eu poder falar um pouco de uma grande paixão minha! A maquilhagem!!!

terça-feira, 29 de março de 2016

“A nossa pele não tem idade, mas sim necessidades”

Quando voltei ao blog, pedi a algumas amigas (que eu sei que têm muita paciência para mim quando começo a falar de maquilhagem; muito obrigada antes de mais!), o que gostariam de ler, quais os temas que mais lhes interessavam.

Assim o tema de hoje é dedicado a elas!

Primeiro, gostaria de partilhar com vocês uma frase que eu digo muito nas minhas formações ou quando me perguntam sobre cuidados com a pele: “a nossa pele não tem idade, mas sim necessidades”.
Não é por ter trinta anos e uma pele com acne que temos de utilizar um creme para as rugas ou para os primeiros sinais de idade. Terá que ser isso e mais algum cuidado especial. Devemos sim usar um creme adequado às necessidades da nossa pele. Como devem imaginar existem condicionantes que vão desregular a nossa pele, tais como o ar condicionado, tabaco, stress, problemas hormonais, o próprio tempo entre outros.
Tendo isto em conta, afinal qual é o meu tipo de pele?!
Existem quatro tipos de pele, sendo um deles um ponto intermédio entre outras duas. São eles:

Seca: Este tipo de pele tem um aspeto liso e grande tendência para ter manchas. É uma pele com pouca elasticidade. Para este tipo de pele o mais adequado é utilizar um creme emoliente, pois um hidratante simples pode não ser o suficiente;

Normal: Este tipo de pele tem uma aparência que no fundo é a que todos desejamos: nem muito seca nem muito oleosa. Por norma desenvolve poucas ou mesmo nenhumas borbulhas. É uma pele naturalmente radiante;

Mista: para começar este tipo de pele pode ser mista a seca ou mista a oleosa, conforme a textura da mesma. Se a zona T (testa, nariz e queixo) e a zona lateral têm tendência a ser secas (principalmente no inverno) a pele é Mista a Seca. Este tipo de pele tem tendência a ter algumas borbulhas principalmente na zona T e o creme convém ser equilibrado o suficiente para hidratar, mas não provocar mais oleosidade. No entanto, se na zona T têm poros dilatados, mas nas zonas laterais tendência a ter acne ou poros dilatados o tipo é 
Mista a Oleosa. Este tipo de pele já requer um creme mais virado para o equilíbrio da pele (por exemplo, um creme oil free).

Oleosa: este tipo de pele tem tendência a produzir mais óleo (é produzido pelas nossas glândulas sebáceas, que vão o produzir em maior quantidade por várias razões, desde genéticas até a desequilíbrios hormonais). Sendo uma pele que produz mais óleo, logo, vai ser mais brilhante. Os poros têm tendência a serem dilatados, ter borbulhas pontos negros e flacidez. Este tipo de pele requer um cuidado especial, devendo os produtos a usar ser oil free. No entanto, cuidado com a quantidade de produtos usam para “matificar” e controlar a oleosidade, pois podem secar de mais a pele (podem inclusive fazer o contrário do que se pretende, produzindo mais óleo e acne).
Tendo isto em conta, fica aqui um pequeno aparte:
Para peles maduras, quando existe a necessidade de combater a flacidez, é porque o tipo de pele com que estão a lidar é oleoso. A pela fica mais flácida devido ao acumular de oleosidade.
Tenham também em conta que as rugas são, mas propícias e proeminentes em peles secas devido à falta de hidratação adequada (esta pele vai vincar e perder a sua elasticidade mais rapidamente).

Agora que já conhecem os vários tipos de pele devem ter também em atenção ao que podemos chamar o estado da pele.
Gosto de o dividir em três estados: pele acneica (propensa a ter acne), sensível ou desidratada. Estes três podem ser encontrados em qualquer tipo de pele.


Cuidados a ter, passo a passo, independentemente do nosso tipo de pele:
·         Limpar antes da aplicação do tónico ou creme. Este tipo de limpeza pode ser também feito com um esfoliante, ma tenham em atenção a textura do grão do mesmo. Realizar de manhã e à noite.
·         Tonificar a pele (a nossa camada hidrolipídica foi retirada com a limpeza, logo o tónico vai ajudar a repô-la). Realizar de manhã e à noite.
·         Utilizar um creme de dia e protetor solar (ou um creme que inclua os dois).
·         Hidratar a zona ocular com um creme adequado (muito importante!).

E para quem quiser ir um pouco mais longe e se dedicar mais à coisa: aplicar duas vezes por semana, uma máscara de limpeza e de hidratação e fazer uma esfoliação.


Bjo Bjo

Sem comentários:

Enviar um comentário